quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Quem se escafede não fede (?)


Eu não sou crítica, nem artista, nem nada. Não escrevo muitas músicas, e as que eu escrevo, poucas pessoas tem acesso...

Mas vamos parar e fazer uma análise da nova música do Gilberto Gil?

Não grude não
Não grude
Não grude não
Não grude
Não grude não
O disgrama quis pariu

Quando escutei essa música só pude pensar em uma coisa: Hã????

Ai repete até você se cansar e vem mais outra parte:

Quem se escafede não fede
Quem se escafede não pede
Da liberdade não cede nem um tantin
Numa cidade sodade
Notra cidade sodade
Quem se escafede
se antecede ao fim do fim

Mais uma vez: Hã? Hein? Como? Quem o que?

Tá, pode ser pura ignorância minha, mas gente o que é que ele quis dizer com "tudo" isso????

Gil conseguiu colocar na mesma música, palavras como: escafede, fede, grude, disgrama, carrapato, carrapicho, Iaia...

Pior que isso, só se a Preta Gil resolvesse cantar junto...

Será que o Lula quem revisou a letra da música?


Alô, Já vo, Atchim

**************************************

2 comentários:

Anônimo disse...

De fato, esta postagem demonstra o seu total desconhecimento da cultura brasileira, bem como a sua inabilidade de compreensão literária. Mas não se apavore. Vou tentar explicar uma coisa e outra ...

Gil demonstra nesta música o típico nordestino, que é curto e grosso em sua posição, mas sabe o seu lugar e tem a educação de comportar-se como tal. Ao que diz "não grude não", Gil se refere às pessoas que 'grudam' em outras. Pessoas que não compreendem o limite entre sociabilidade e invasão de espaço. As pessoas devem se socializar, conhecer, interagir, mas sempre respeitando os limites, sem se exceder, sem molestar e incomodar a outra pessoa.

No trecho que diz "quem se escafede não fede", Gil faz alusão às visitas, sejam hóspedes de mala e cuia, ou simples visitas passageiras para dar um oi. Existem pessoas que não tem 'simancol', ou seja, que não sabem quando estão incomodando, quando devem se retirar. 'Escafeder-se' quer dizer 'sair', 'sumir'. Então, quem tem bom senso, sabe que não se pode chegar na casa dos outros na hora do almoço ou janta sem ser convidado, pois isso representa um auto-convite para a ceia. Pessoas educadas sabem que não devem se demorar muito na casa dos outros, pois 'os outros' têm suas próprias atividades a fazer. E esse trecho não se restringe a visitas em casa. Pode-se ler muito além e compreender interações de um modo geral, em qualquer lugar. Nem mesmo marido e mulher aguentam ficar lado a lado todos os dias, 24 horas por dia. As pessoas precisam 'respirar'.

A respeito da palavra 'sodade', Gil utilizou-se de licença poética para lançar mão da palavra 'saudade' de uma forma um tanto quanto infantil, mas cheia de graça e, acredite-me, muito utilizada entre pessoas sem instrução pelo Brasil afora.

De um modo geral, a música de Gil não é nenhuma obra-prima, patrimônio da humanidade, ou qualquer coisa do tipo. Contudo, em sua simplicidade, vista nas palavras como na mensagem passada, esta música está acima da média nacional. Gozando de ritmo agradável, boa melodia e uma voz calma, Gil lançou um pequeno marco na história da música. Contudo, ninguém é obrigado a gostar. Afinal, gosto é que nem braço: tem gente que nasce sem.

Fatima disse...

Arrasouuuuuu anônimo!!!!